ENCONTRO DA SOLIDARIEDADE: HNSD e Rotary Club promovem evento para captar fundos para reforma do telhado do hospital.

ENCONTRO DA SOLIDARIEDADE: HNSD e Rotary Club promovem evento para captar fundos para reforma do telhado do hospital.

Perto de completar 159 anos de fundação, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) é parte importante da história de Itabira e região. Porém, a sua estrutura física é antiga e, por isso, precisa ser reformada. Para captar recursos para a reestruturação do seu telhado, a instituição, em parceria com o Rotary Clube, promove no sábado, 14 de abril, das 10h às 17h, no Parque de Exposição Virgílio José Gazire, em Itabira, o “Encontro da Solidariedade”.

O evento conta em sua programação com leilão de gados de corte, ginástica para jovens e adultos, apresentações musicais e de dança, brincadeiras para crianças, feijoada dos rotarianos e barracas com comidas e bebidas. Além disso, o hospital promoverá a caravana da saúde, que oferecerá serviços e atividades para a comunidade de Itabira e região.

“Hoje cuidamos da doença, mas também precisamos atuar na prevenção. Então, promover eventos e a caravana da saúde é uma forma de retribuir à comunidade que tanto ajuda o hospital. Essa retribuição acontece por meio de informações, exames e cuidados preventivos”, destaca Alexandre José da Silva Coelho, diretor executivo do HNSD.

Com 40 mil metros quadrados de área construída, o primeiro hospital itabirano foi fundado em 1859. A sua cobertura atual data de 1940 e, desde então, não passou por nenhuma reforma. Para que possa substituir a estrutura atual, são necessárias até quatro mil telhas e recursos na ordem de R$ 229 mil. No entanto, com o “Encontro da Solidariedade”, o HNSD pretende arrecadar R$ 100 mil para custear a primeira parte do serviço.

Além disso, o evento — que deve acontecer anualmente — tem objetivo de integrar a região, já que o hospital atende pacientes das microrregiões de saúde de Itabira, João Monlevade e Guanhães. Com isso, o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, acredita que é possível resgatar o espírito de solidariedade própria da região.

“Há 100 anos não existia SUS [Sistema Único de Saúde] e nenhuma outra fonte de recursos desse tipo. Então como esse hospital sobreviveu por tanto tempo? Foi graças a comunidade que sempre abraçou a nossa instituição! Nós já conseguimos conquistar o respeito lá fora, como no caso do Ministério da Saúde, e, agora, queremos resgatar esse espírito de solidariedade que sempre fez parte da nossa comunidade. Afinal, o hospital é de todos nós!”, destacou Vaquimar Vaz.

“Acreditamos muito que essa ideia vai dá certo e resolver esse problema do telhado do hospital. Ano que vem, quando completamos 160 anos, vamos pensar em outra intervenção que possamos fazer para melhorar ainda mais a nossa instituição. Mas, para isso, precisamos do apoio de todos”, completou Márcio Labruna, membro da mesa administrativa do HNSD e da comissão organizadora do “Encontro da Solidariedade”.

O evento conta com o apoio Rotary Clube de Itabira-Cauê, Rotary Clube de Itabira Estrada Real, Rotary Clube de Itabira, Prefeitura Municipal de Itabira, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo, Prefeitura Municipal de Ferros, Prefeitura Municipal de Santa Maria de Itabira, Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Rio Abaixo, Prefeitura Municipal de Passabém, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), Academia Corpo e Saúde, Sindicato Rural de Itabira, Clube do Cavalo e Clube do Cavalo Mangalarga Marchador.

Como apoiar

Vamos ajudar o HNSD! Que tal contribuir cedendo cabeças de gado para o leilão que acontecerá no “Encontro da Solidariedade”? Ou então fazer uma doação para ajudar na reforma do telhado? Basta ligar para o telefone (31) 3839-1409 e se informar sobre como apoiar o hospital de Itabira e região.

 

Cartaz_Leilão de Gado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *