Conheça nossa História

Itambé do Mato Dentro é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população em 2007 era de 2 434 habitantes.

"Sabe-se por tradição que este povoado foi fundado pelo bandeirante Romão Gramacho, de fins de 1600 a princípios de 1700. Nele permaneceu alguns anos, ocupados na extração de ouro, tendo erigido na rua das Cavalhadas uma capela dedicada a N. Srª de Oliveira, porém, coberta de palha, já tendo desaparecido seu último vestígio".

Reza lenda Itambeense que todas as noites de sexta-feiras de lua cheia o Bandeirante Romão Gramacho corre as ruas da cidade em seu cavalo, fazendo mal a todos que na rua ele encontra.