08 MAR 2021
Grupo Alcoólicos Anônimo - AA é Reaberto em Itambé do Mato Dentro

Grupo Alcoólicos Anônimo - AA é Reaberto em Itambé do Mato Dentro

A Prefeita Cleidileny Chaves esteve presente na Sede dos Alcoólicos Anônimos na cidade de Itabira junto ao Coordenador Mauro Gomes da Costa e a Vereadora Daiane Chaves, para tratar da reabertura da sede da organização no município. A partir de então, o funcionamento do grupo AA será em novo local disponibilizado pela Prefeitura Municipal, na Quadra Poliesportiva aos domingos no horário das 09h às 11h, e às quartas- feiras no horário de 19h às 21h. Na função de coordenador do projeto, o Sr. Mauro trabalha em busca de pessoas que estejam necessitando do apoio que é concedido, vias reuniões do AA. A Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, se dispõem para em conjunto com demais organizadores, trabalhar junto na recuperação dos dependentes.

Entenda um pouco mais sobre o Alcoolismo

Alcoolismo é o termo usado para descrever problemas relacionados com o uso de álcool, sendo geralmente usado no sentido de consumo compulsivo e descontrolado em bebidas. Trata-se de uma patologia de caráter crônico, passível de muitas recaídas e responsáveis por inúmeros prejuízos clínicos, sociais, trabalhistas, familiares, econômicos, acidentes de trânsito e traumas.

A dependência de álcool é definida pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de álcool, tipicamente associado aos seguintes sintomas: forte desejo de beber, dificuldade de controlar o consumo (não conseguir parar de beber depois de ter começado), uso continuado apesar das consequências negativas, maior prioridade dada ao uso da substância em detrimento de outras atividades e obrigações, aumento da tolerância (necessidade de doses maiores de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância) e por vezes um estado de abstinência física (sintomas como sudorese, tremores e ansiedade quando a pessoa está sem o álcool).

Como funciona o Alcoólicos Anônimos - AA?

Alcoólicos Anônimos (AA) é uma Irmandade que reúne portadores de alcoolismo, uma doença incurável. Sua proposta é auxiliar o dependente por meio de reuniões e outras formas de tratamento a cessar completamente o uso de álcool. O único requisito para frequentar os grupos é o desejo, a necessidade e o esforço intenso de interromper o consumo da bebida alcoólica. Hoje os AA têm 4.900 grupos em todo o país, buscando atender sempre o alcoólico que tem o desejo de parar de beber, por meio de reuniões, encontros e eventos. O alcoólatra precisa encarar o alcoolismo como uma doença e ter a consciência de que é impossível controlar o problema sozinho. Daí a necessidade de conhecer e frequentar os grupos de mútua ajuda.

A proposta do projeto Alcoólico Anônimos é a de possibilitar aos membros uma recuperação que ocorra de forma saudável e de certo modo menos dolorosa, pois é uma forma de tratamento onde são compartilhadas vivencias com outros participantes do grupo.

Descrição: Descrição: Notícia - Paróquia Nossa Senhora da Consolação - São Paulo - SP

FONTE