22 SET 2021
TURISMO
Una Itabira promove concurso para a construção do primeiro portal de entrada em Itambé do Mato Dentro

Projetos serão apresentados por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Vencedor será escolhido com ajuda de votação popular

Conhecida por suas cachoeiras e atrativos naturais propícios ao ecoturismo, Itambé do Mato Dentro recebe anualmente visitantes de todo o Brasil. Agora, a cidade localizada entre as pedras da Serra do Espinhaço e há 122 quilômetros de Belo Horizonte, vai receber o seu primeiro portal de entrada. Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Una Itabira – instituição do ecossistema Ânima Educação – estão participando de um concurso que vai eleger o projeto que mais se identifica com a cidade, de acordo com a votação popular. A iniciativa é uma parceria com Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.
“O portal de entrada revela a primeira imagem sobre uma cidade, por isso, ele traz um pouco da sua identidade e eleva o potencial turístico. É muito gratificante poder acompanhar todo o engajamento das professoras e dos alunos neste projeto que será um grande marco para a Una e para a história de Itambé. Este é nosso Ecossistema, sempre conectado aos parceiros de Itabira e região”, destaca o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Bruno Oliveira. “Esperamos que os turistas se sintam acolhidos e que a cidade se torne ainda mais receptiva com o novo portal”, diz.
Os projetos arquitetônicos inscritos serão divulgados no site da Prefeitura de Itambé do Mato Dentro (www.itambedomatodentro.mg.gov.br) e na rede social da Una (@unaitabira) e serão abertos à votação popular entre 11 e 25 de outubro.  As três propostas mais votadas serão avaliadas por um júri especializado para a determinação do vencedor. A Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro será responsável por executar o portal, de acordo com recursos existentes e cronograma interno.
Para as professoras Daniela Rocha e Fernanda Mingote, responsáveis por orientar os alunos quanto ao projeto extraclasse, a iniciativa é um complemento à formação, já que os alunos se sentem envolvidos e atuantes na transformação da cidade, além de ser uma chance de mostrarem suas habilidades para além da Instituição.
Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida.
Quer saber mais sobre a Una, acesse:

www.una.br