13 ABR 2021
ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro reforça Barreira Sanitária-Educativa

Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro reforça Barreira Educativo-Sanitária

A Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro, com o objetivo de garantir a segurança da população, reforça a Barreira Educativo-Sanitária, instalada desde o início da pandemia do COVID-19, na entrada principal da cidade. A Barreira agora conta um profissional de enfermagem, dois guariteiros e um fiscal durante todo o período de funcionamento.

Ao aproximar da entrada principal da cidade, os veículos são abordados pelos guariteiros juntamente com os fiscais, e orientados quanto às normas de circulação e entrada de pessoas no município. Após a primeira abordagem, o profissional de enfermagem, além de aferir a temperatura, realiza um pequeno questionário com os passageiros do veículo, questionando se os mesmos se encontram com síndromes gripais e/ou sintomas da COVID-19, e também orientando quanto às medidas de prevenção. Caso algum dos passageiros apresente algum dos sintomas, são encaminhados à urgência da Unidade Básica de Saúde Otaviano de Oliveira para receber o devido atendimento. A Barreira Educativo-Sanitária conta também com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, que disponibiliza a atender as solicitações da Barreira, durante seu horário de funcionamento, como a fiscalização de veículos que adentram o município indevidamente.

A Barreira Educativo-Sanitária tem surtido efeitos positivos ao município, tendo seus serviços prestados de forma eficiente pelos funcionários da Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro. Durante o último feriado nacional (Semana Santa), nos dias 02, 03 e 04 de abril, 26 (vinte e seis) veículos que apresentaram à Barreira, foram orientados a retornarem ao seu local de origem e não adentrarem na cidade, devido às restrições da Onda Roxa do Plano Minas Consciente e também, devido as medidas restritivas determinadas pelo Decreto n°. 012/2021 e n°. 013/2021. Consta-se também outra medida de extrema importância instalada no município, foi a proibição do funcionamento de todo o Comércio nos dias 02, 03 e 04 de abril (Semana Santa) do corrente ano, na qual ficou permitido apenas posto de combustíveis e farmácia, sendo que farmácias somente poderiam funcionar em regime de delivery.

Atualmente, a cidade de Itambé do Mato Dentro possui ao todo 87 (oitenta e sete) casos confirmados, onde 72 (setenta e dois) já se encontram recuperados, 08 (oito) em isolamento domiciliar e 08 (oito) evoluíram ao óbito, conforme boletim epidemiológico liberado na tarde do último domingo (11).  Também, vale a pena ressaltar que, a campanha de vacinação contra o COVID-19 se encontra a todo vapor, onde 472 (quatrocentos e setenta e duas) das 520 (quinhentos e vinte) doses recebidas já foram aplicadas, conforme boletim do Vacinômetro liberado no último dia 05 (segunda-feira).

A realização da Barreira Educativo-Sanitária é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, além de contar com o importante apoio de diversos funcionários e colaboradores.

Aproveitamos a oportunidade para salientar novamente que cada vez mais se faz necessário medidas de segurança, como evitar ao máximo sair de casa, não promover nem participar de nenhum tipo de aglomeração, fazer uso correto de máscaras, fazer higiene constante das mãos com água e sabão e/ou álcool.

A Equipe da Secretária Municipal de Saúde de Itambé do Mato Dentro reforça o pedido de apoio da população no sentido de maior adesão às orientações de distanciamento social e cuidados contra a COVID-19.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMBÉ DO MATO DENTRO

Fonte: Secretaria de Saúde